Apostila: Comercialização de produtos da agrofloresta
setembro 6, 2022
Estudo: Inclusão dos produtos da agrofloresta nos programas de compras governamentais
outubro 4, 2022
Ver Tudo

Produtos da agrofloresta podem aprimorar programas de alimentação escolar

Imagem: Eliza Carneiro/Pesquisa Fapesp

Comprar produtos da sociobiodiversidade de biomas como a Mata Atlântica, em especial, aqueles cultivados nas agroflorestas, é uma oportunidade ainda pouco explorada por programas de compras governamentais. Aprimorar políticas públicas focadas na alimentação escolar pode trazer benefícios socioeconômicos, além de integrar a agenda da restauração florestal e do clima, com ganhos ambientais para o país. É o que defende o estudo “Inclusão dos produtos da agrofloresta nos programas de compras governamentais”, publicado pelo SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica), programa coordenado pela Agroicone.

Por meio do SiAMA, foram realizadas diversas ações para promover os sistemas agroflorestais (SAFs) como estratégia de desenvolvimento socioeconômico e resposta às mudanças climáticas, em três regiões brasileiras: sul da Bahia, estado do Rio de Janeiro e Lagamar e Ribeira (região que abrange o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná). Divididas em três pilares de atuação (capacitação, governança e mercados), as atividades do programa incluíram iniciativas para ampliar mercados para esse tipo de produto, sendo o estudo de compras governamentais uma delas.

A publicação destaca o potencial do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), política pública consolidada há mais de 40 anos e importante vetor do desenvolvimento socioeconômico no Brasil. São sugeridas recomendações e orientações para inclusão de alimentos da sociobiodiversidade na alimentação escolar para gestores municipais, estaduais, federais e também para produtores e produtoras rurais em SAFs.

Para demonstrar o potencial dos produtos da sociobiodiversidade da Mata Atlântica de origem agroflorestal, o estudo analisa dados públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Segundo a análise, houve uma evolução no número de Entidades Executoras que adquiriram esses produtos nos estados analisados (São Paulo, Bahia e Rio de Janeiro), sendo a banana o grande destaque. Para todos os alimentos selecionados (banana, goiaba, polpas variadas) houve aumento nas aquisições, demonstrando um potencial crescente de compra desses produtos.

O segundo capítulo do estudo apresenta a experiência da comunidade de Guapiruvu, localizada no município de Sete Barras, que abriga a Cooperativa da Agricultura Familiar de Sete Barras (COOPAFASB). Conhecida pela produção e comercialização de sementes e polpa de juçara, a cooperativa articulou em 2017, junto a outras associações locais, a venda da polpa de juçara para a alimentação escolar municipal. Essa articulação resultou na inclusão do suco da polpa de juçara com banana no cardápio de todas as escolas de Sete Barras. No entanto, mesmo inovadora, a iniciativa não teve continuidade. A análise explora os desafios e oportunidades a partir desta experiência.

O estudo “Inclusão de produtos da agrofloresta em programas de compras governamentais” é uma das diversas iniciativas do SiAMA que visam difundir conhecimento sobre as agroflorestas na Mata Atlântica, de modo a incentivar sua adoção. Além de produzir estudos, cartilhas e materiais técnicos sobre o tema, o programa também capacita agricultores familiares, implanta Unidades Demonstrativas de agrofloresta e mobiliza atores relacionados ao tópico em redes territoriais para a troca de informações e articulação de parcerias.

Saiba mais

Leia a reportagem do UOL Ecoa

Leia o estudo na íntegra: Inclusão dos produtos da agrofloresta nos programas de compras governamentais

gdpr-image
Este website utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Usando este website vocês esta concordando com a nossa Política de Proteção de Dados.