Conteúdo
- Apostila complementar
Público principal
- Agricultores (as) familiares
- Produtores (as) rurais
- Público geral
Sobre o Curso
O curso introdutório “Comercialização de produtos da agrofloresta” é uma iniciativa de ensino à distância (EaD) do SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) destinada a agricultores (as) familiares e produtores (as) rurais que tenham interesse em aprimorar suas habilidades à frente de negócios agroflorestais e demais interessados no tema.
Ao final de cada um dos três módulos (“Oportunidades para comercialização de produtos da agrofloresta”, “Estratégias e canais de comercialização” e “Gestão de vendas”), serão realizadas avaliações, compostas por três perguntas de múltipla escolha sobre o conteúdo previamente abordado.
Os participantes que concluírem as videoaulas, realizarem as avaliações e preencherem a pesquisa de satisfação poderão emitir o certificado de conclusão do curso, cuja carga horária é de 9 horas. O conteúdo programático inclui videoaulas, avaliações e leitura do material complementar e pesquisa de satisfação.
Para baixar o material complementar, Clique Aqui. Caso tenha problemas para se inscrever, entre em contato conosco pelo formulário de contato no rodapé deste site.
Este curso tem 3 Módulos!
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Módulo #1 | Oportunidades para comercialização de produtos da agrofloresta
Plantar, cuidar, colher e vender. Fazer uma boa agrofloresta não é só produzir bastante, o seu sucesso é fruto de uma boa combinação entre produção e comercialização. Tudo isso para aumentar os ganhos financeiros dos agricultores. Neste módulo, você vai aprender sobre o valor agregado dos produtos da agrofloresta, como comunicar, descrever e certificar seu produto de forma que ele se torne atraente para o seu público-alvo. Bons estudos!
Conteúdos Abordados
O valor agregado dos produtos da agrofloresta
Descrição dos produtos da agrofloresta
Selos e certificações
Sementes e mudas, mercados de carbono e PSA
Normativas ambientais e resoluções estaduais
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Módulo #2 | Estratégias e Canais de Comercialização
Os mercados estão cada vez mais complexos e globalizados, e especialmente no caso de produtos agroindustriais, devemos entender os processos e as cadeias nas quais esses produtos estão inseridos, inclusive a conformidade com as normas sanitárias. Neste módulo, você vai aprender a escolher os melhores canais e estratégias de comercialização para sua produção agroflorestal, levando em conta aspectos como o lugar onde mora, o bioma, sua cultura ou região.
Conteúdos Abordados
Canais de comercialização
A venda direta em feiras do produtor
Comunidade que sustenta (CSA)
Grupos de consumo responsável
Mercados e supermercados Indústrias e agroindústrias de diferentes tamanhos e portes
Compras governamentais e políticas públicas
Tendências da comercialização
Normas sanitárias
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Módulo #3 | Gestão de Vendas
A gestão comercial, isto é, administrar as vendas está entre as principais atividades envolvidas na comercialização de produtos da agrofloresta, sendo fundamental para coordenar todas as operações que envolvem dinheiro, tornando os resultados do seu negócio mais satisfatórios. Conhecer a lógica geral da gestão pode orientar você a tomar decisões melhores e obter sucesso financeiro com a agrofloresta. Neste módulo você aprenderá estratégias para otimizar a gestão do seu negócio através de novas práticas e inovações tecnológicas.
Conteúdos Abordados
Gestão de negócios para o produtor agroflorestal
Modelos de negócio
Análise FOFA
Ciclo PDCA
Ferramentas de controle de produção e vendas
Registros por meio de cadernetas de campo
Planejamento e controle de produção (PCP)
Calendário agrícola e sazonalidade produtiva
Aquisição de insumos
Catálogo de produtos
Custos e precificação
Fluxo de caixa
AmazonSAF
Relacionamento com clientes
Normativas fiscais (nota fiscal)
Depoimentos:
Já fiz muitos cursos sobre temas relacionados e achei muito bom o conteúdo ser introdutório, pois não tem nada pior do que você querer aprender sobre um tema e chegar num curso onde a turma é muito técnica ou avançada. Quem não tem tanto conhecimento acaba se desmotivando facilmente
As aulas e as trocas de experiências trouxeram exemplos práticos de beneficiar os produtos e até outras formas de gerar renda. Mais valioso ainda é vislumbrar uma rede de agrofloresta na Mata Atlântica que traga renda e segurança para os agricultores que buscam a regeneração deste bioma
Sou só gratidão por todas as informações oferecidas pelos representantes do SiAMA e por todos os participantes. Aprendi muito com os três módulos. Que esse aprendizado renda frutos para todos. Obrigada!
Achei ótimo o curso! Muito interessante a maneira que foram abordados os temas. Foi uma experiência muito enriquecedora e já recomendei para outras pessoas porque acho importante a formação.
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Módulo #1 | Oportunidades para comercialização de produtos da agrofloresta
Plantar, cuidar, colher e vender. Fazer uma boa agrofloresta não é só produzir bastante, o seu sucesso é fruto de uma boa combinação entre produção e comercialização. Tudo isso para aumentar os ganhos financeiros dos agricultores. Neste módulo, você vai aprender sobre o valor agregado dos produtos da agrofloresta, como comunicar, descrever e certificar seu produto de forma que ele se torne atraente para o seu público-alvo. Bons estudos!
Conteúdos Abordados
O valor agregado dos produtos da agrofloresta
Descrição dos produtos da agrofloresta
Selos e certificações
Sementes e mudas, mercados de carbono e PSA
Normativas ambientais e resoluções estaduais
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Módulo #2 | Estratégias e Canais de Comercialização
Os mercados estão cada vez mais complexos e globalizados, e especialmente no caso de produtos agroindustriais, devemos entender os processos e as cadeias nas quais esses produtos estão inseridos, inclusive a conformidade com as normas sanitárias. Neste módulo, você vai aprender a escolher os melhores canais e estratégias de comercialização para sua produção agroflorestal, levando em conta aspectos como o lugar onde mora, o bioma, sua cultura ou região.
Conteúdos Abordados
Canais de comercialização
A venda direta em feiras do produtor
Comunidade que sustenta (CSA)
Grupos de consumo responsável
Mercados e supermercados Indústrias e agroindústrias de diferentes tamanhos e portes
Compras governamentais e políticas públicas
Tendências da comercialização
Normas sanitárias
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Módulo #3 | Gestão de Vendas
A gestão comercial, isto é, administrar as vendas está entre as principais atividades envolvidas na comercialização de produtos da agrofloresta, sendo fundamental para coordenar todas as operações que envolvem dinheiro, tornando os resultados do seu negócio mais satisfatórios. Conhecer a lógica geral da gestão pode orientar você a tomar decisões melhores e obter sucesso financeiro com a agrofloresta. Neste módulo você aprenderá estratégias para otimizar a gestão do seu negócio através de novas práticas e inovações tecnológicas.
Conteúdos Abordados
Gestão de negócios para o produtor agroflorestal
Modelos de negócio
Análise FOFA
Ciclo PDCA
Ferramentas de controle de produção e vendas
Registros por meio de cadernetas de campo
Planejamento e controle de produção (PCP)
Calendário agrícola e sazonalidade produtiva
Aquisição de insumos
Catálogo de produtos
Custos e precificação
Fluxo de caixa
AmazonSAF
Relacionamento com clientes
Normativas fiscais (nota fiscal)