Este material faz parte de uma série de três cartilhas agroflorestais produzidas pelo SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) com o objetivo de difundir conhecimentos técnicos sobre sistemas agroflorestais (SAFs) com um olhar voltado para a realidade de agricultoras e agricultores familiares, pequenos produtores rurais e comunidades tradicionais.
Nesta cartilha são descritos conceitos técnicos sobre os Sistemas Agroflorestais (SAFs) para o Rio de Janeiro, de forma simples e objetiva, que abordam sobre a etapa de diagnósticos das áreas e planejamento dos SAFs, a elaboração dos croquis, escolhas dos insumos necessários para implantação e manejo das áreas, técnicas de manutenção e poda, a etapa de monitoramento, acesso a mercados e comercialização dos produtos agroflorestais.
O Rio de Janeiro é o estado mais urbanizado do Brasil, com a segunda maior região metropolitana do país e população aproximada de 17 milhões de habitantes. Tradicionalmente, as populações originárias, utilizaram os seus solos para a prática agrícola. Ao longo da história, a agricultura faz parte deste lugar, tanto nas regiões costeiras, quanto nas serras e planícies do interior.
Para fazer download da cartilha, clique aqui.