Governo britânico destaca resultados do SiAMA na promoção de agroflorestas
maio 9, 2023
Ver Tudo

SiAMA promove encontro com MDA para discutir perspectivas para agroflorestas

Em reunião com redes agroflorestais de diferentes territórios, Zaré Brum Soares e Luciano Mattos apresentaram atualizações sobre a pauta ambiental em reunião com redes agroflorestais de diferentes territórios

Representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) participaram, no dia 28 de abril, de uma reunião especial da Rede Agroflorestal do Rio de Janeiro, coletivo mobilizado pelo SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica). O encontro virtual,  que reuniu 44 pessoas de diferentes organizações, teve como objetivo discutir as perspectivas do novo governo federal para as agroflorestas e a agroecologia, promovendo um espaço de diálogo entre representantes governamentais junto a agricultores familiares, membros de cooperativas, técnicos ambientais e outros profissionais ligados à temática que compõem a Rede.

Zaré Brum Soares, Coordenador Geral de Pesquisa e Inovação e Patrimônio Genético do Departamento de Pesquisa e Inovação para a Produção Familiar e Transição Agroecológica do MDA, e Luciano Mattos, assessor da Secretaria de Gestão Fundiária e Desenvolvimento Territorial Sustentável da pasta, apresentaram atualizações sobre a reestruturação do Ministério e destacaram ações que estão sendo estudadas pelo governo para a promoção das agroflorestas e da agroecologia políticas públicas já existentes, como o Plano Safra.

Além dos participantes da Rede Agroflorestal do Rio de Janeiro, membros das Redes Agroflorestais do Lagamar e do Ribeira e do Sul da Bahia também estiveram presentes, possibilitando a integração e troca de experiências entre redes de diferentes territórios. Mobilizadas pelo SiAMA, essas redes agroflorestais trabalharam na elaboração dos Planos Estratégicos Regionais de Agrofloresta e se reúnem bimestralmente de maneira digital para debater sobre temas relacionados às agendas das organizações.  

Estes Planos visam estabelecer diretrizes e metas específicas para o desenvolvimento das agroflorestas em cada região, promovendo a preservação ambiental, a segurança alimentar e o fortalecimento da agricultura familiar. Com essa iniciativa, as redes pretendem criar um ambiente favorável para a implementação de políticas públicas voltadas para as agroflorestas  e a agricultura  sustentável no Brasil.

Para participar das redes, clique aqui

gdpr-image
Este website utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Usando este website vocês esta concordando com a nossa Política de Proteção de Dados.