SiAMA compartilha experiências no sul da Bahia em simpósio sobre SAFs com cacaueiro
dezembro 11, 2022
Mutirão agroflorestal na Unesp Registro
janeiro 26, 2023
Ver Tudo

Protagonismo da mulher em pauta no maior evento de restauração ecológica no Brasil

No dia 29 de novembro, o SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica), programa coordenado pela Agroicone, foi destaque da programação da IV Conferência de Restauração Ecológica (SOBRE2022) no Centro de Convenções de Vitória. Encabeçando a primeira sessão promovida no maior salão do evento, o programa apresentou o simpósio “Sistemas agroflorestais na Mata Atlântica (SiAMA): promoção de agroflorestas para desenvolvimento socioeconômico e resposta às mudanças climáticas”.

Laura Antoniazzi, Ana Loreta, Fernanda Tubenchlark e Roberto Resende apresentam simpósio sobre promoção de agroflorestas para desenvolvimento socioeconômico e resposta às mudanças climáticas

Com a moderação de Laura Antoniazzi (pesquisadora sênior e sócia da Agroicone), a sessão contou com palestras de Ana Loreta Paiva (gestora de projeto da Agroicone), que falou sobre o potencial das agroflorestas como ferramenta da promoção da igualdade de gênero e da inclusão social; de Fernanda Tubenchlak (pesquisadora do Instituto Internacional para Sustentabilidade), que abordou a importância em alavancar a governança territorial para dar escala aos sistemas agroflorestais e de Roberto Resende (presidente da Iniciativa Verde) sobre a cadeia da restauração inclusiva no Vale do Ribeira e no Lagamar. 

Os palestrantes destacaram as experiências das Redes Agroflorestais do Sul da Bahia, do Rio de Janeiro e do Lagamar e Ribeira, coletivos mobilizados pelo SiAMA entre 2021 e 2022 e que funcionam como espaços de troca de informações sobre agroflorestas nas localidades em que o programa realiza suas ações. Neste último ano, as Redes desenvolveram, a partir de oficinas participativas, um Plano Estratégico para Agroflorestas focado nas especificidades de cada região, que deverá ser lançado em 2023.

Simpósio “Como mulheres em diferentes elos da cadeia da restauração têm se organizado frente aos desafios e impactos das mudanças climáticas?”

No dia 1 de dezembro, o SiAMA finalizou sua participação no evento com a mesa “Como mulheres em diferentes elos da cadeia da restauração têm se organizado frente aos desafios e impactos das mudanças climáticas?”, moderada pelo World Resources Institute (WRI) e da qual a gestora de projeto, Ana Loreta Paiva, foi uma das palestrantes. Sua palestra abordou a experiência e os aprendizados do SiAMA na promoção de equidade de gênero e inclusão social a partir da implantação e divulgação de sistemas agroflorestais na Mata Atlântica.

Durante sua fala, foram destaque as ações coordenadas pelo SiAMA que tiveram como  prioridade estimular e destacar a participação de mulheres. Entre estas iniciativas estão a realização de um curso de ensino à distância e o desenvolvimento e publicação de cartilhas e materiais técnicos sobre agroflorestas. 

gdpr-image
Este website utiliza Cookies para melhorar sua experiência. Usando este website vocês esta concordando com a nossa Política de Proteção de Dados.