O SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) lançou o Mapa de Iniciativas em Agrofloresta na Mata Atlântica, fruto de um mapeamento que até o momento conta com a contribuição de 140 iniciativas registradas por meio de um formulário digital que segue aberto para receber mais cadastros.
Com a proposta de identificar e divulgar projetos e iniciativas agroflorestais no bioma, em especial nos estados de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná, áreas de atuação do programa, o SiAMA sistematizou os dados coletados em um mapa dinâmico hospedado na plataforma Google MyMaps. Para acessar o mapa, clique aqui.
“O mapa disponibiliza publicamente as informações de projetos e iniciativas que trabalham com sistemas agroflorestais para favorecer maior articulação entre essas organizações e oportunidades de parcerias”, afirma Ana Loreta, Gestora de Projeto do SiAMA. Ela também indica que o mapa ajuda a dar visibilidade e importância para agroflorestas no país, em um momento em que produtores rurais estão sendo convidados a expandir cultivos integrados e sustentáveis para atender agendas de crise climática e de inclusão social.
Ao acessar o mapa é possível selecionar informações relevantes como nome da organização/iniciativa, produtos comercializados, localização geográfica, categoria, tamanho da área e tipo de sistema agroflorestal (SAF). O SiAMA segue mapeando iniciativas através do seu formulário.
Sobre o SiAMA
O SiAMA (Sistemas Agroflorestais na Mata Atlântica) tem o objetivo de promover sistemas agroflorestais (SAFs) na Mata Atlântica como estratégia de desenvolvimento regional de modo a enfrentar a mudança do clima e contribuir para o combate à pobreza.
Realizado pela Agroicone junto com Iniciativa Verde e o Movimento de Defesa de Porto Seguro (MDPS), o programa iniciou em junho de 2021 com financiamento do UK PACT (Partnering for Accelerated Climate Transitions).